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4 passos essenciais depois de um conteúdo espetacular

Posted by Caroline Piguin on Jan 31, 2014 6:01:37 PM

Muitas pessoas acreditam que o trabalho de marketing de conteúdo termina quando os posts e materiais são publicados, e isso não poderia ser mais distante da realidade. Quando terminamos a criação de conteúdo, ainda tem muito trabalho a ser feito, desde a melhora de como seus leitores verão o conteúdo, aprimoramento de métodos de criação, diagnóstico de possíveis problemas, e métodos de distribuição.

Para facilitar esse problema, usamos como base um artigo da Content Marketing Institute, para falar nesse post sobre 4 passos pós a publicação do conteúdo.

1-Otimização
Otimizar seu conteúdo é o primeiro passo que você precisa tomar para aumentar a probabilidade dele ser encontrado. No entanto, é preciso tomar cuidado com textos pensados exclusivamente em SEO, pois geralmente a qualidade destes textos é terrível e os leitores não desperdiçam seu tempo com isso. O segredo é criar um texto que se direciona completamente para as necessidades de seus clientes, e que coloque os mecanismos de busca em segundo lugar.

Quando você otimizar o seu conteúdo não esqueça de além do texto e estrutura da página, otimizar também as imagens, pensando em textos alt, nome do arquivo , etc.

Pense com cuidado no título e na meta description, porque se eles não estiverem relevantes e chamativos, a possibilidade que seu cliente entre em sua página para consumir conteúdo é nula, mesmo que você seja o primeiro resultado da busca.

2- Promoção

Promover o conteúdo produzido é um passo essencial do marketing de conteúdo bem-sucedido. Você não pode confiar apenas que as pessoas vão encontrar o seu conteúdo através de motores de busca , você tem que divulgá-lo de todas as maneiras possíveis.

Algumas das mais usadas são:

Mídias Sociais: Certifique-se de compartilhar seu conteúdo em qualquer rede social que você participe. Compartilhe os conteúdos e grupos temáticos e peça para que os defensores de sua marca também compartilhem.
Blogs: Comente em blogs relacionados ao tema, divulgue seus artigos e crie parcerias para publicar em diferentes produtores de conteúdo do mercado.
Email: Crie um newsletter, avise seus leitores de seus novos posts e crie uma estratégia abrangente de e-mail maketing.
Podcasts : Discuta o seu conteúdo, criando um podcast relevante para a indústria.

Essas são apenas algumas opções. Busque entender onde está seu público engaje-os e compartilhe seu conteúdo lá!

3 - Link Building:

Existem muitas táticas de link building que não violam os termos de serviço de motores de busca e ainda trazem benefícios aos leitores e facilidade de navegação no site, e facilitam as estratégias de promoção e distribuição de conteúdos discutidos acima. Quanto mais as pessoas acham o seu conteúdo útil , maiores suas chances de conseguir links.

Porém, escrever pensando apenas na inclusão de possíveis links não é uma estratégia sustentável (ou recomendada) , mas compartilhar conteúdo interessante em um blog externo ou plataforma de mídia social é extremamente valioso para as marcas. Outra opção é pedir para blogueiros relevantes criarem posts para seu blog ou mídias sociais, além de trazer interessados no assunto, eles vão divulgar seus esforços extracurriculares de conteúdo, o que te ajuda com segmentos ainda inexplorados, trazendo mais visibilidade para seu blog.

4 - Meça resultados:

Depois de tudo, é importante que você entenda quais as partes mais fortes e fracas de sua estratégia. Para isso, faça uma análise, conteúdo a conteúdo, de seus resultados. Quais assuntos geraram mais retorno? Quais canais geraram mais tráfego para seu blog? O que gerou mais engajamento? Como foi a navegação de seus usuários pelos diferentes conteúdos?
Com isso, será muito mais fácil adaptar sua estratégia de conteúdo e divulgação semanalmente com base nas necessidades específicas de seus clientes.

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Como criar um conteúdo espetacular em 5 passos

Posted by Caroline Piguin on Jan 30, 2014 8:40:16 AM

Vemos diariamente aqui na Aceleratech a dificuldade para a criação de um conteúdo relevante e atrativo. Existem diversas técnicas para a criação de conteúdo, mas algumas, admito mais atrapalham do que ajudam, pois criam um processo gigante e dificultam o dia a dia.

Já falamos bastante sobre como o marketing de conteúdo está em constante crescimento e, principalmente no Brasil ainda tem muito espaço para novos players. O grande problema que vejo é a dificuldade para a produção de conteúdo, e o tempo geralmente usado durante a produção do post.

Como produtora de conteúdo, sei que a pior parte é a inspiração. Quando já sabemos sobre o que escrever, e qual ângulo usar em cada matéria, o resto fica muito mais simples. Por isso decidi criar esse post, com 5 dias que me ajudam no dia a dia da criação de conteúdo, e que agilizam bastante o processo.

1- Pense primeiro no título do post, e não em seu conteúdo.
Essa foi a dica mais valiosa que já recebi durante esse tempo criando conteúdo. De nada adianta seu post ser maravilhoso, se ninguém o lê.
Li essa dica em algum blog especializado em conteúdo certo tempo atrás, e apesar da dificuldade de colocá-la em prática (temos o péssimo costume de zapear os blogs, revistas e sites em busca de inspiração, quando temos que pensar no que nossos clientes querem)

Pense em algum assunto de interesse de seus clientes em tópicos. Pensou? Agora quebre esse assunto em itens menores até chegar em um nicho específico. Qual o ângulo mais sexy para se trabalhar com ele? Crie uma frase vendedora e comece daí.

2- O primeiro parágrafo é tão importante quanto o título…
Você conseguiu fazer um leitor clicar em seu conteúdo, que maravilha! Mas isso só vai adiantar se ele realmente consumir seu post. O trabalho está apenas no começo.
Busque criar um primeiro parágrafo que fisgue a atenção, e uma ótima tática é falar de situações reais ou dificuldades do dia a dia. Desse modo é muito mais simples a identificação do leitor e a continuidade da leitura.

3- Agora é a hora de pesquisar!
Você já criou um título memorável, fez um primeiro parágrafo matador, agora é hora de rechear seu post!
Imagino que nesta altura você já deve estar pensando na estrutura de seu post, e qual a abordagem que você pretende dar para ele, e nestes casos , mencionar pesquisas é sempre uma boa tática. Quando quero incluir dados sobre algum assunto, uso muito o FactBrowser, onde consigo buscar por fatos específicos por assuntos.
Uma boa dica também é pesquisar posts com um assunto semelhante, para ver a estrutura e turbinar a inspiração.
Em um processo de criação comum, essa geralmente é a parte mais demorada, mas seguindo essa sequência, você consegue buscar coisas precisas, diminuindo bastante sua duração.

4- Ponha no papel.
Na sua cabeça, você já tem todos os argumentos, fatos e linguagem do seu conteudo, agora é a hora de você transferí-lo para o papel. Quando você já tem tudo em mente, o tempo usado nessa parte também diminui muito, e no lugar de montar um texto e ficar encarando o documento em branco, as ideias já sairão encadeadas no papel.

5- Finalize como um mestre
Que tal finalizar seu post engajando seus leitores e pedindo que eles também compartilhem suas experiências em relação ao tópico com você?
Além do resultado óbvio, que é o aumento do diálogo entre você e seu cliente, você ainda terá a oportunidade de aprender e discutir sobre o tema.

Quais são os principais segredos na hora de criar um conteúdo matador? Compartilhe conosco!

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04 resoluções de marketing para sua startup

Posted by Caroline Piguin on Jan 10, 2014 4:32:39 PM

Início de ano sempre é uma boa época para repensar.Fazemos um balanço de tudo no ano passado, e criamos metas e desejos para o ano que começou.

Para quem é empreendedor, é importante fazer uma reavaliação dos resultados de sua startup, e para o marketing é uma boa época para estudos, criação de metas para o ano e para pivotar a estratégia, caso necessário.

Resumimos 04 resoluções de marketing para 2014 que não podem faltar na sua lista!

Crie e compartilhe mais conteúdo
Mostre sempre o quanto você é expert no que faz e como você conhece o mercado. Criar conteúdo que realmente atraia potenciais clientes, formadores de opinião e pessoas da área é uma maneira relativamente simples (porque sabemos que um bom conteúdo demanda tempo) de espalhar sua marca. Caso você tenha criado conteúdo em 2013, coloque como meta criar mais, e de forma mais regular. Além disso vale entender quais foram os posts e artigos mais populares do ano passado e começar esse ano com temas reformulados!

Monitore, avalie e mude mais a estratégia
Agende-se para vistoriar seu analytics toda semana, aprenda o que deu certo, e o que você fez que poderia ser melhorado para gerar mais resultados. Das pessoas que entraram em seu site, de onde eles vieram? Quais palavras as pessoas buscaram no Google para chegar em seu site? Elas realmente são as melhores possíveis e descrevem seu core business?
Em caso de uma nova campanha, veja qual foi o reflexo no site e nas mídias sociais.
Falando nelas, veja suas menções, RTs, compartilhamentos, comentários e o crescimento (ou não) com o passar do tempo. Monitore todas as ações, em todas as plataformas digitais, e crie análises mais aprofundadas.Caso sua estratégia de marketing não esteja dando certo, não tenha medo de ajustá-la.

Seja mais social
A presença social não significa apenas jogar conteúdo para seus assinantes, curtidas e seguidores.Engaje seu público com perguntas, compartilhe conteúdos deles, não esqueça de respondê-los sempre, e crie conversas e discussões. Tente comentar em blogs relativos à sua área e participe do dia a dia das redes sociais

Mexa mais em seu site
A maioria das startups, ou até grandes empresas, criam seus sites e os deixam estáticos até a próxima mudança completa de layout. Coloque a otimização de SEO e usabilidade como parte de suas tarefas semanais. Releia sempre os textos de seu site,e se pergunte: Eles estão claros? otimizados para SEO? Alguma informação do site precisa mudar? E veja seus acessos e taxa de conversão aumentarem absurdamente.

Você tem mais alguma dica para esse ano? Compartilhe conosco!

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A Grande diferença entre marketing de conteúdo brasileiro e americano - Parte 02

Posted by Caroline Piguin on Jan 8, 2014 5:01:47 PM

Falamos neste post sobre o quanto o marketing no Brasil ainda tem muito espaço para ser trabalhado, desde que bem planejado. Percebemos, porém, que muitas startups ainda enxergam o marketing como aquela coisa gigantesca-propaganda-de-televisão. Mas é importante saber que antes desse estágio são necessários muitos outros passos menores que passam desapercebidos, e que geram uma imagem de colcha de retalhos.

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