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10 passos para você saber se tem uma ótima ideia

Posted by Caroline Piguin on Mar 11, 2014 1:18:35 PM

Alguns empreendedores são mais aversivos à riscos do que outros,mas uma coisa é comum á todos: os empreendedores querem se certificar que estão fazendo um bom negócio trocando seus salários fixos e benefícios por um futuro incerto.Sempre recebemos perguntas sobre como identificar uma boa ideia para uma startup. Achamos o infográfico abaixo na Founders Institute, e gostaríamos de dividí-lo com vocês. Para facilitar a leitura, traduzimos o infográfico no texto abaixo, e depois você pode acompanhá-lo na íntegra!

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Quem, de fato, é seu cliente?

Posted by Caroline Piguin on Mar 4, 2014 9:27:40 AM

Recebemos diariamente aqui na Aceleratech diversas startups que não conseguem ir em frente com suas ideias, apesar de parecerem bem estruturadas e com uma equipe preparada para o desafio. Percebi que nestes casos geralmente o problema está na etapa de validação.

Muitas vezes, os empreendedores desvalorizam a importância das etapas iniciais de definição das premissas de uma startup, e, em um estágio mais avançado, o planejamento estratégico, principalmente o de marketing e vendas, parece não dar certo.

Por isso, neste post vamos falar sobre um ponto crucial para que sua empresa deve estabelecer e pensar (por mais que pareçam óbvios de início) antes de abrir sua startup.: O cliente.

Quem pode comprar seu produto?
O primeiro passo para entender seu cliente é diferenciar o conceito de clientes e usuários.
usuários são as pessoas que teriam acesso á seu produto ou serviço. Quem o usaria no dia a dia? E clientes são aqueles que pagariam por sua solução.

Lembre-se que essa pergunta pode ter (e muitas vezes tem) mais do que uma resposta. O objetivo de respondê-la é entender em profundidade quem é seu cliente, o que ele valoriza,o que ele busca em uma solução e qual sua motivação para comprá-la.

Vamos usar como exemplo uma de nossas empresas, a Wiki4FIT. Eles são um aplicativo que ajuda as academias a reterem os seus alunos por meio de treinos facilitados, maior independência e diversão para o aluno.

Reparem que existem 3 opções de clientes para eles:

-Academias
-Pessoas que treinam em academias
-Personal trainers

Uma vez criada essas categorias, é importante filtrá-las uma vez mais. Falar apenas Empresas x ou usuários y geralmente é muito amplo, e ao definir clientes, você precisa ser mais específico, com o intuito, inclusive, de facilitar sua validação.

Voltemos ao exemplo da Wiki4FIT:

-Donos de grandes redes de academias
-gerentes de grandes redes de academias
-Donos de academias de médio porte
-Personal trainers de grandes redes de academias
-Pessoas que geralmente abandonam suas matrículas na academia
-pessoas que fazem academia 2 a 3 vezes na semana.

Deste modo, a criação de uma estratégia se torna muito mais simples, e você consegue identificar exatamente com quem você deve validar e quem você deve pensar em personas.

Lembrando que: nem todas as pessoas identificadas serão realmente clientes, você precisará validar os dados e entender onde você direcionará suas vendas.

Para entender em maior profundidade o que deseja o seu cliente e como estruturar suas estratégias, recomendamos a utilização de personas, assim, não só você terá definido quem poderá comprar sua solução, mas também entenderá a motivação, desejos e necessidades dele!

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4 passos essenciais depois de um conteúdo espetacular

Posted by Caroline Piguin on Jan 31, 2014 6:01:37 PM

Muitas pessoas acreditam que o trabalho de marketing de conteúdo termina quando os posts e materiais são publicados, e isso não poderia ser mais distante da realidade. Quando terminamos a criação de conteúdo, ainda tem muito trabalho a ser feito, desde a melhora de como seus leitores verão o conteúdo, aprimoramento de métodos de criação, diagnóstico de possíveis problemas, e métodos de distribuição.

Para facilitar esse problema, usamos como base um artigo da Content Marketing Institute, para falar nesse post sobre 4 passos pós a publicação do conteúdo.

1-Otimização
Otimizar seu conteúdo é o primeiro passo que você precisa tomar para aumentar a probabilidade dele ser encontrado. No entanto, é preciso tomar cuidado com textos pensados exclusivamente em SEO, pois geralmente a qualidade destes textos é terrível e os leitores não desperdiçam seu tempo com isso. O segredo é criar um texto que se direciona completamente para as necessidades de seus clientes, e que coloque os mecanismos de busca em segundo lugar.

Quando você otimizar o seu conteúdo não esqueça de além do texto e estrutura da página, otimizar também as imagens, pensando em textos alt, nome do arquivo , etc.

Pense com cuidado no título e na meta description, porque se eles não estiverem relevantes e chamativos, a possibilidade que seu cliente entre em sua página para consumir conteúdo é nula, mesmo que você seja o primeiro resultado da busca.

2- Promoção

Promover o conteúdo produzido é um passo essencial do marketing de conteúdo bem-sucedido. Você não pode confiar apenas que as pessoas vão encontrar o seu conteúdo através de motores de busca , você tem que divulgá-lo de todas as maneiras possíveis.

Algumas das mais usadas são:

Mídias Sociais: Certifique-se de compartilhar seu conteúdo em qualquer rede social que você participe. Compartilhe os conteúdos e grupos temáticos e peça para que os defensores de sua marca também compartilhem.
Blogs: Comente em blogs relacionados ao tema, divulgue seus artigos e crie parcerias para publicar em diferentes produtores de conteúdo do mercado.
Email: Crie um newsletter, avise seus leitores de seus novos posts e crie uma estratégia abrangente de e-mail maketing.
Podcasts : Discuta o seu conteúdo, criando um podcast relevante para a indústria.

Essas são apenas algumas opções. Busque entender onde está seu público engaje-os e compartilhe seu conteúdo lá!

3 - Link Building:

Existem muitas táticas de link building que não violam os termos de serviço de motores de busca e ainda trazem benefícios aos leitores e facilidade de navegação no site, e facilitam as estratégias de promoção e distribuição de conteúdos discutidos acima. Quanto mais as pessoas acham o seu conteúdo útil , maiores suas chances de conseguir links.

Porém, escrever pensando apenas na inclusão de possíveis links não é uma estratégia sustentável (ou recomendada) , mas compartilhar conteúdo interessante em um blog externo ou plataforma de mídia social é extremamente valioso para as marcas. Outra opção é pedir para blogueiros relevantes criarem posts para seu blog ou mídias sociais, além de trazer interessados no assunto, eles vão divulgar seus esforços extracurriculares de conteúdo, o que te ajuda com segmentos ainda inexplorados, trazendo mais visibilidade para seu blog.

4 - Meça resultados:

Depois de tudo, é importante que você entenda quais as partes mais fortes e fracas de sua estratégia. Para isso, faça uma análise, conteúdo a conteúdo, de seus resultados. Quais assuntos geraram mais retorno? Quais canais geraram mais tráfego para seu blog? O que gerou mais engajamento? Como foi a navegação de seus usuários pelos diferentes conteúdos?
Com isso, será muito mais fácil adaptar sua estratégia de conteúdo e divulgação semanalmente com base nas necessidades específicas de seus clientes.

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Como criar um conteúdo espetacular em 5 passos

Posted by Caroline Piguin on Jan 30, 2014 8:40:16 AM

Vemos diariamente aqui na Aceleratech a dificuldade para a criação de um conteúdo relevante e atrativo. Existem diversas técnicas para a criação de conteúdo, mas algumas, admito mais atrapalham do que ajudam, pois criam um processo gigante e dificultam o dia a dia.

Já falamos bastante sobre como o marketing de conteúdo está em constante crescimento e, principalmente no Brasil ainda tem muito espaço para novos players. O grande problema que vejo é a dificuldade para a produção de conteúdo, e o tempo geralmente usado durante a produção do post.

Como produtora de conteúdo, sei que a pior parte é a inspiração. Quando já sabemos sobre o que escrever, e qual ângulo usar em cada matéria, o resto fica muito mais simples. Por isso decidi criar esse post, com 5 dias que me ajudam no dia a dia da criação de conteúdo, e que agilizam bastante o processo.

1- Pense primeiro no título do post, e não em seu conteúdo.
Essa foi a dica mais valiosa que já recebi durante esse tempo criando conteúdo. De nada adianta seu post ser maravilhoso, se ninguém o lê.
Li essa dica em algum blog especializado em conteúdo certo tempo atrás, e apesar da dificuldade de colocá-la em prática (temos o péssimo costume de zapear os blogs, revistas e sites em busca de inspiração, quando temos que pensar no que nossos clientes querem)

Pense em algum assunto de interesse de seus clientes em tópicos. Pensou? Agora quebre esse assunto em itens menores até chegar em um nicho específico. Qual o ângulo mais sexy para se trabalhar com ele? Crie uma frase vendedora e comece daí.

2- O primeiro parágrafo é tão importante quanto o título…
Você conseguiu fazer um leitor clicar em seu conteúdo, que maravilha! Mas isso só vai adiantar se ele realmente consumir seu post. O trabalho está apenas no começo.
Busque criar um primeiro parágrafo que fisgue a atenção, e uma ótima tática é falar de situações reais ou dificuldades do dia a dia. Desse modo é muito mais simples a identificação do leitor e a continuidade da leitura.

3- Agora é a hora de pesquisar!
Você já criou um título memorável, fez um primeiro parágrafo matador, agora é hora de rechear seu post!
Imagino que nesta altura você já deve estar pensando na estrutura de seu post, e qual a abordagem que você pretende dar para ele, e nestes casos , mencionar pesquisas é sempre uma boa tática. Quando quero incluir dados sobre algum assunto, uso muito o FactBrowser, onde consigo buscar por fatos específicos por assuntos.
Uma boa dica também é pesquisar posts com um assunto semelhante, para ver a estrutura e turbinar a inspiração.
Em um processo de criação comum, essa geralmente é a parte mais demorada, mas seguindo essa sequência, você consegue buscar coisas precisas, diminuindo bastante sua duração.

4- Ponha no papel.
Na sua cabeça, você já tem todos os argumentos, fatos e linguagem do seu conteudo, agora é a hora de você transferí-lo para o papel. Quando você já tem tudo em mente, o tempo usado nessa parte também diminui muito, e no lugar de montar um texto e ficar encarando o documento em branco, as ideias já sairão encadeadas no papel.

5- Finalize como um mestre
Que tal finalizar seu post engajando seus leitores e pedindo que eles também compartilhem suas experiências em relação ao tópico com você?
Além do resultado óbvio, que é o aumento do diálogo entre você e seu cliente, você ainda terá a oportunidade de aprender e discutir sobre o tema.

Quais são os principais segredos na hora de criar um conteúdo matador? Compartilhe conosco!

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Quando largar seu emprego e se dedicar a sua startup?

Posted by Caroline Piguin on Jan 24, 2014 3:29:20 PM

Uma das principais perguntas que ouvimos em nossos eventos e em nosso dia a dia é sobre quando os empreendedores devem abandonar a vida dupla de trabalho regular matinal e startup na vida noturna. fato é que esse é um passo necessário para sua startup decolar. Não existe como se comprometer com sua startup como ela merece e ainda ter, no mínimo, 8 horas diárias de trabalho.Defendemos que não existe empreendedor meio período, mas sabemos que é muito difícil abandonar a estabilidade de seu emprego para tentar a sorte sem nenhuma certeza de sucesso.

É claro que não existe uma regra única nesse assunto, até porque não há garantias que sua startup seja bem sucedida, mas existem alguns pontos que podem demonstrar se você está pronto ou não pera esse passo, e é sobre isso que falaremos neste post.

Tenha mais do que uma ideia

Existe um momento na carreira de todo empreendedor em que tocar seu trabalho convencional e sua startup ao mesmo tempo torna-se insustentável. Ao mesmo tempo, é necessário saber a hora certa de tomar essa decisão.

Por mais que você ache sua startup inovadora e seu produto a prova de rejeição, não se iluda: Não existe nenhum negócio certo. E equipe e a execução são mais de 50% do caminho.
É possível fazer várias coisas para sua startup sem ter que necessariamente se demitir.
Primeiro, estude seu mercado, busque entender quem são seus clientes e o que eles buscam em um produto. Vá para a rua, faça pesquisas e converse com seus potenciais clientes para entender o que é esperado e o que falta em sua estratégia.

Depois de aprender tudo isso, está na hora de validar. Crie um pequeno processo, inicialmente manual para testar as melhores fontes de receita e modelos de negócio.

Assim, ao sair de seu trabalho, você terá mais segurança e facilidade para tocar o negócio.

Leve em consideração sua necessidade financeira

Qual é sua situação atual? Você é solteiro? Casado? Com filhos? Cada um desses momentos demanda um tipo de renda, e você precisa saber exatamente qual o mínimo necessário para se manter mensalmente. Sempre vemos empreendedores falando que “se em 06 meses não tiver decolado, eu volto a trabalhar”. Se esse for o seu caso, nem saia do trabalho. Para uma empresa “decolar” é preciso muito mais do que isso, e vamos além, não se esqueça, que o primeiro passo para o lucro é o break even (quando a empresa já consegue pagar suas próprias contas), que já é bastante difícil de atingir. Desse ponto até o lucro ainda tem uma longa caminhada

Guarde dinheiro antes de sair do trabalho
Antes de se tornar um empreendedor em tempo integral, crie uma poupança para ter um pouco mais de segurança. O recomendado é que você monitore suas despesas por algum tempo e veja qual a sua necessidade mensal. Desse modo, o planejamento de reservas ficará muito mais assertivo e você conseguirá controlar muito melhor se está fugindo de seu budget mensal.
É fundamental que, uma vez saindo de seu trabalho, o controle de suas despesas seja ainda mais próximo e reduzido ao essencial.

O recomendado é que você guarde o suficiente para 6 meses a um ano, mas se você conseguir guardar mais, melhor.

Como foi esse passo para você? Quais são suas 3 dicas para dedicar-se somente ao seu negócio? Caso ainda não tenha passado por isso, qual o seu planejamento para isso?

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04 resoluções de marketing para sua startup

Posted by Caroline Piguin on Jan 10, 2014 4:32:39 PM

Início de ano sempre é uma boa época para repensar.Fazemos um balanço de tudo no ano passado, e criamos metas e desejos para o ano que começou.

Para quem é empreendedor, é importante fazer uma reavaliação dos resultados de sua startup, e para o marketing é uma boa época para estudos, criação de metas para o ano e para pivotar a estratégia, caso necessário.

Resumimos 04 resoluções de marketing para 2014 que não podem faltar na sua lista!

Crie e compartilhe mais conteúdo
Mostre sempre o quanto você é expert no que faz e como você conhece o mercado. Criar conteúdo que realmente atraia potenciais clientes, formadores de opinião e pessoas da área é uma maneira relativamente simples (porque sabemos que um bom conteúdo demanda tempo) de espalhar sua marca. Caso você tenha criado conteúdo em 2013, coloque como meta criar mais, e de forma mais regular. Além disso vale entender quais foram os posts e artigos mais populares do ano passado e começar esse ano com temas reformulados!

Monitore, avalie e mude mais a estratégia
Agende-se para vistoriar seu analytics toda semana, aprenda o que deu certo, e o que você fez que poderia ser melhorado para gerar mais resultados. Das pessoas que entraram em seu site, de onde eles vieram? Quais palavras as pessoas buscaram no Google para chegar em seu site? Elas realmente são as melhores possíveis e descrevem seu core business?
Em caso de uma nova campanha, veja qual foi o reflexo no site e nas mídias sociais.
Falando nelas, veja suas menções, RTs, compartilhamentos, comentários e o crescimento (ou não) com o passar do tempo. Monitore todas as ações, em todas as plataformas digitais, e crie análises mais aprofundadas.Caso sua estratégia de marketing não esteja dando certo, não tenha medo de ajustá-la.

Seja mais social
A presença social não significa apenas jogar conteúdo para seus assinantes, curtidas e seguidores.Engaje seu público com perguntas, compartilhe conteúdos deles, não esqueça de respondê-los sempre, e crie conversas e discussões. Tente comentar em blogs relativos à sua área e participe do dia a dia das redes sociais

Mexa mais em seu site
A maioria das startups, ou até grandes empresas, criam seus sites e os deixam estáticos até a próxima mudança completa de layout. Coloque a otimização de SEO e usabilidade como parte de suas tarefas semanais. Releia sempre os textos de seu site,e se pergunte: Eles estão claros? otimizados para SEO? Alguma informação do site precisa mudar? E veja seus acessos e taxa de conversão aumentarem absurdamente.

Você tem mais alguma dica para esse ano? Compartilhe conosco!

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A Grande diferença entre marketing de conteúdo brasileiro e americano - Parte 02

Posted by Caroline Piguin on Jan 8, 2014 5:01:47 PM

Falamos neste post sobre o quanto o marketing no Brasil ainda tem muito espaço para ser trabalhado, desde que bem planejado. Percebemos, porém, que muitas startups ainda enxergam o marketing como aquela coisa gigantesca-propaganda-de-televisão. Mas é importante saber que antes desse estágio são necessários muitos outros passos menores que passam desapercebidos, e que geram uma imagem de colcha de retalhos.

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A grande diferença entre marketing de conteúdo Brasileiro e Americano

Posted by Caroline Piguin on Dec 26, 2013 1:00:09 PM

Há duas semanas um grupo de alunos de MBA da Universidade de Texas veio visitar a Aceleratech, e percebi que grande parte de suas dúvidas eram relativas às diferenças entre a atuação dos empreendedores aqui e nos Estados Unidos pergunta chamou minha atenção: “Quais as principais diferenças entre o mercado digital no Brasil e nos Estados Unidos, e por onde uma empresa de qualquer segmento deve começar?”.

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Infográfico Aceleratech: 2013 em números

Posted by Caroline Piguin on Dec 18, 2013 9:41:01 AM

2013 foi um ano muito bom para a Aceleratech. Tivemos 2 turmas de aceleração, participamos de centenas de eventos, conhecemos diversos empreendedores, criamos vários vídeos para ajudar o ecossistema, e nossas startups estão em destaque no mercado brasileiro e internacional.

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Como as startups brasileiras podem dar um salto de qualidade?

Posted by Pedro Waengertner on Dec 10, 2013 1:00:14 PM

Vocês já devem ter ouvido a expressão "as ideias de negócios não possuem valor algum". Alguns empreendedores ainda se agarram com unhas e dentes às suas ideias, esperando o dinheiro de investidores para realmente tocarem o negócio e ajudá-los a colocar seu produto no ar. É claro que o dinheiro raramente vem, pois os investidores, neste estágio de empresa, avaliam principalmente a qualidade dos empreendedores e apenas não suas ideias. E um empreendedor que muito espera, sabe realmente realizar?

E é exatamente esse o ponto que gostaria de discutir neste artigo. Em nosso dia a dia na Aceleratech, percebemos que a grande parte das startups brasileiras que prosperam nesse mercado têm alguns pontos em comum. E separei três características que, a meu ver, mais contribuem ao sucesso do negócio:

· Foco em Vendas e execução de Marketing – É muito comum nas startups que os empreendedores foquem quase que 100% do seus esforços na ideia e no desenvolvimento do produto, ao mesmo tempo que seu raciocínio crítico sobre o processo de marketing e vendas da empresa ficam em segundo (ou terceiro, ou quarto) plano. A grande parte dos empreendedores nacionais não foi treinado para vender, como os americanos. Quando lemos as histórias inspiradoras do Vale do Silício, normalmente não pensamos que por trás de cada ideia, de cada empresa muito bem sucedida, existe um grande esforço de vendas e marketing. Acredito que toda equipe de uma startup deve saber vender e investir seu tempo para a melhoria constante desses processos. E não se engane achando que isso é uma atitude exclusivamente B2B, não se esqueça de que existem parcerias a serem fechadas e fornecedores que precisam ser convencidos que amanhã a empresa poderá ser uma importante fonte de receita. No mundo B2B, o foco em vendas é ainda maior. E quando falo em vendas, não me refiro apenas a ser persuasivo na reunião, mas em como controlar o processo por meio de um pipeline, que garante a previsibilidade das receitas.

Startups normalmente são empresas digitais, que dependem fortemente de marketing online. Os empreendedores precisam entender os conceitos de conversão, saber controlar as diversas mídias utilizadas e como fazer testes para conseguir otimizar um pouquinho mais as suas ações todo dia. Vários empreendedores dizem que, se tivessem dinheiro para marketing, conseguiriam alavancar suas empresas, mas conhecemos diversos casos de empresas que possuem dinheiro e mesmo assim não conseguem aumentar suas vendas. Marketing não é comprar mídia. Marketing é conhecer profundamente seus objetivos, entender o comportamento de seus clientes, ser criativo e manter uma visão analítica em cima de tudo que está sendo feito. Que tal pensar em como sua empresa pode melhorar seu marketing HOJE sem aumentar a verba em marketing?

· Criar métricas claras para acompanhar o sucesso – Uma startup tem recursos e tempo limitado. É fundamental entender em que direção está indo, para corrigir seu rumo constantemente. É preciso que os empreendedores sejam pragmáticos e conheçam os drivers de crescimento do seu negócio. Já vi várias teorias que complicam a definição de métricas e o acompanhamento destas no dia a dia. Esta gestão precisa ser simples e muito clara. Mas para que seja feita, é importante que os empreendedores conheçam profundamente seus modelos de negócio e quais os pontos mais críticos para o crescimento. A partir deste domínio, são escolhidas poucas métricas para serem acompanhadas e estudadas frequentemente. Uma das situações mais comuns é o caso do empreendedor que desenvolveu aquele aplicativo fantástico, que vai ajudar a vida de milhares de clientes. Na maioria das vezes, o aplicativo realmente é muito legal, mas quando começamos a estudar mais a fundo e perguntamos quanto custa para conquistar um cliente e qual a taxa de uso do aplicativo após o download, por exemplo, são raros os empreendedores que conhecem detalhadamente estes números. E não se trata de conhecê-los para impressionar investidores, mas para garantir que o negócio está indo para a direção certa.

· Conhecer o tamanho do mercado – Várias ideias que encontramos são excelentes e realmente criativas, mas quando os empreendedores vão colocá-las em prática acabam sofrendo bastante para conseguir encontrar clientes e crescer. Muitas vezes isso acontece pelo desconhecimento do tamanho do mercado. Esta é uma informação fundamental para definir o investimento de tempo, esforço e capital em uma ideia. E uma preocupação importante é entender o tamanho endereçável de mercado, ou seja, qual o tamanho do mercado para a sua solução. É claro que o raciocínio se inicia em termos macro, como "mercado de saúde" ou "mercado imobiliário", mas é importante entender qual o tamanho da fração dedicada a categoria que a startup vai focar.

Poderíamos listar diversas outras recomendações para que a qualidade das startups brasileiras aumente, mas acredito que estes pontos podem dar uma nova dimensão para a maioria dos empreendedores. O potencial do Brasil é incrível, repleto de oportunidades ainda não exploradas. Ao mesmo tempo, possuímos diversas pessoas altamente qualificadas com motivação para empreender. E é por isso que disseminar a cultura empreendedora e as melhores práticas do empreendedorismo digital pode mudar a cara do nosso país e colocá-lo, cada vez mais, como uma região propícia para a criação e crescimento de startups.

 

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