AceleraBlog

Aceleratech escolhida como a melhor aceleradora do Brasil

Posted by Pedro Waengertner on Mar 21, 2014 4:26:27 PM

Ontem (20 de março) participei do Brazil Founders Annual Gala, um evento organizado pelo Brazil Founders que além de reunir os principais profissionais, empreendedores e formadores de opinião do ecossistema empreendedor no Brasil, também foram divulgados os vencedores do prêmio “Brazil Founders Award”.

Para quem ainda não conhece o Brazil Founders essa reunião de grandes profissionais brasileiros é o que ele faz, ele reúne grandes personalidades do ecossistema empreendedor brasileiro, e por meio de diversos encontros, essas pessoas desenvolvem uma enorme rede de networking qualificado. Participam do Brazil Founders sócios de fundos Venture capital e private equity, empreendedores que já levantaram mais de R$ 1 milhão para suas startups ou já saíram de outra empreitada, CEO’s, CTO’s , CFO’s,CIO’s de grandes empresas de tecnologia, executivos de alto nível em multinacionais, e grandes influenciadores.

O Brazil Founders Award foi o primêiro prêmio que contou com a votação de seus mais de 350 membros para escolher as empresas e empreendedores mais relevantes do Brasil, e é exatamente por ser uma rede tão alto nível de conhecimento sobre empreendedorismo e startups que ficamos tão felizes quando ganhamos o prêmio de “Melhor Aceleradora do Brasil”, escolhida por esses mesmos profissionais que tanto admiramos e respeitamos o trabalho. Fomos escolhidos por quem mais entende de empreendedorismo, startups e investimento no país, o que mais podemos esperar?

A resposta é muito.

Este prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo, e que estamos criando empresas sólidas e sustentáveis, que temos os melhores parceiros, mentores, equipe e startups. Novamente, tudo isso dito por quem mais entende do assunto.

Já dissemos que queremos ser uma aceleradora que impacta o PIB brasileiro, e sabemos que o caminho para chegar lá é cheio de desafios, por isso, nosso o esforço e dedicação serão cada vez maiores.

Gostaria também de parabenizar as outras empresas homenageadas com o Brazil Founders Awards. Muitas delas, inclusive, são nossas parceiras.

Parabéns Printi, Zendesk, Buscapé, Kaszek Ventures, Ingresse, iFood, e Brian Requarth, escolhido o empreendedor do ano.

Read More

Topics: Aceleratech, Pedro Waengertner, empreendedorismo, aceleração, Posts Blog, aceleradora de startups, Prêmio, Brazil Founders, Brazil Founders Award, hot topics, aceleração de startups

07 dicas rápidas de Produtividade

Posted by Caroline Piguin on Feb 28, 2014 12:11:19 PM

Um dos principais problemas de um empreendedor é a enorme demanda de trabalho e a dificuldade de priorização e organização de tempo (leiam o famoso “falta de tempo”). A quantidade de trabalho é extensa, e demanda toda sua energia e esforço em cada uma das tarefas. Cada análise e execução mal feita, seja por falta de tempo, organização ou esforço, são recursos que sua startup está gastando.

Aqui na Aceleratech nós sempre buscamos novas maneiras de produzir mais e melhor, adoramos debater dicas de produtividade. E agora gostaríamos de debatê-las com você.

Para o post de hoje, pedi a todos da equipe uma dica simples de produtividade que faz muita diferença em seu dia a dia.

Pedro Waengertner - Fundador
"Gosto bastante de usar listas para me organizar, e durante meu dia vou eliminando tarefa a tarefa. Uso um método de gerenciamento, o GTD (Getting Things Done), do David Allen. Sem dúvida a utilização deste método é meu principal segredo de produtividade."

Mike Ajnsztajn - Fundador
"Não funciono de manha sem tomar uma xícara enorme de café. (risos)
Busco organizar o meu dia por períodos de produtividade. Como meu período mais produtivo é a manhã, é esse horário que separo para as tarefas mais pesadas, mais cerebrais, como revisão de contratos ou textos longos. Para o período da tarde faço minhas tarefas de follow up.

Para não me perder na rotina, separo 1 hora por dia para para e pensar no futuro e nos próximos passos estratégicos. Deste modo, me previno de ficar prisioneiro do dia a dia."

Sean Lindy - Líder do Programa
Uma prática que ajuda a aumentar bastante minha produtividade é ficar sempre atento do tempo usado para verificar e responder e-mails. Estudos científicos mostram que enquanto humanos são muito bons em resolver problemas complexos, nosso cérebro não foi desenvolvido para ser multitarefa, logo, quando tentamos focar em mais de uma coisa, nossa produtividade cai drasticamente. Para evitar ficar olhando as notificações de e-mails e resistir a tentação de responder aquele recado que parece urgente, escolho 2 ou 3 janelas no meu dia e as uso exclusivamente para verificar e responder minhas pendências.

Angélica Garcia - Diretora de Negócios e Relacionamento
“Faça suas tarefas mais fáceis primeiro e responda e-mails duas vezes por dia.(de manhã e a tarde), no restante do tempo, desligue seu e-mail para não atrapalhar suas tarefas que demandam mais concentração.”

Fernando Bresslau - Diretor de Planejamento
“Eu uso constantemente um aplicativo japonês de 2005 para aumentar a minha rapidez em operações de cortar e colar. Com esse aplicativo, eu posso ir para uma janela ou programa, copiar diversas seleções de textos (ou imagens, ou arquivos) de uma vez, ir para o programa onde irei colar essas informações e colá-las uma a uma, sem ter que voltar à janela original. Ou eu posso reaproveitar aquela URL que copiei dez minutos atrás e usá-la novamente, com uma simples sequência de atalhos de teclado.
Além disso, o CLCL me ajuda na digitação de textos repetidos, como a inclusão de e-mails, endereços, dados bancários, e-mails padrão, etc.

O aplicativo pode ser baixado do site do próprio criador, o Nakka

Há várias possibilidades de personalizar o aplicativo e estender suas funções com plugins, mas eu ainda não me aventurei nessas áreas.

Caroline Piguin - Coordenadora de Marketing
“Sou uma pessoa extremamente visual. Antigamente tinha uma parede de post its que continha 8 ou 9 quadros diferentes para conseguir enxergar, mesmo durante a correria do dia a dia, todas as pendências e futuras tarefas de marketing. As tarefas eram ordenadas por cores de acordo com o tema, e por data de execução.

Como a manutenção acabou se tornando um pouco difícil, encontrei no Trello a facilidade de visualização e movimentação de tarefas entre uma categoria e outra, como tinha nos post its, e vários outros recursos de organização. Acesso o meu trello todos os dias pela manhã, e além de definir minhas prioridades do dia, já mapeio também as atividades de médio prazo e verifico os prazos das demais tarefas. Antes de sair do trabalho, descarto as atividades já feitas, e planejo o meu próximo dia.”

Roberto Thevenin - Coordenador de Aceleração
“Além da lista de afazeres, procuro levantar e dar uma volta no andar a cada 2 ou 3 horas. Estudos mostram que o ser humano só consegue ficar focado por um determinado número de horas, e levantar e pegar um café, por exemplo, é uma maneira de garantir que quando eu retornar ao meu lugar, estarei pronto para realizar minhas tarefas."

Como vocês fazem para gerenciar, medir e melhorar a produtividade de vocês?

Read More

Topics: Aceleratech, GTD, dicas para empreendedores, Pedro Waengertner, Getting things done, David Allen, Posts Blog, startups, Startup company, Mike Ajnsztajn, startup, equipe aceleratech, produtividade, trello, start up, hot topics

“Queremos impactar esse país”, diz Pedro Waengertner

Posted by Caroline Piguin on Feb 11, 2014 2:14:17 PM


Comentário de um dos fundadores da Aceleratech foi feito durante a segunda edição do Demo Day, evento promovido pela aceleradora que selou o término do programa de aceleração do segundo semestre de 2013.

Read More

Topics: entrevista, Aceleratech, Pedro Waengertner, empreendedorismo, aceleração, Posts Blog, startups, Startup company, Mike Ajnsztajn, Na Midia, startup, demo day, São Paulo, start up, hot topics

Aceleratech no Mundo Corporativo, da CBN

Posted by Caroline Piguin on Dec 17, 2013 4:27:43 PM

Na semana passada divulgamos em nossa página do Facebook uma entrevista muito legal que nosso fundador, Pedro Waengertner, deu para o programa Mundo Corporativo na CBN. Para quem não viu ainda, colocamos o vídeo na íntegra abaixo.

Read More

Topics: entrevista, Aceleratech, Pedro Waengertner, empreendedorismo digital, empreendedorismo, Posts Blog, startups, empreeendedor, Startup company, Na Midia, startup, start up, CBN, imprensa, aceleradoras de startups, hot topics, aceleração de startups, Mundo corporativo

Como as startups brasileiras podem dar um salto de qualidade?

Posted by Pedro Waengertner on Dec 10, 2013 1:00:14 PM

Vocês já devem ter ouvido a expressão "as ideias de negócios não possuem valor algum". Alguns empreendedores ainda se agarram com unhas e dentes às suas ideias, esperando o dinheiro de investidores para realmente tocarem o negócio e ajudá-los a colocar seu produto no ar. É claro que o dinheiro raramente vem, pois os investidores, neste estágio de empresa, avaliam principalmente a qualidade dos empreendedores e apenas não suas ideias. E um empreendedor que muito espera, sabe realmente realizar?

E é exatamente esse o ponto que gostaria de discutir neste artigo. Em nosso dia a dia na Aceleratech, percebemos que a grande parte das startups brasileiras que prosperam nesse mercado têm alguns pontos em comum. E separei três características que, a meu ver, mais contribuem ao sucesso do negócio:

· Foco em Vendas e execução de Marketing – É muito comum nas startups que os empreendedores foquem quase que 100% do seus esforços na ideia e no desenvolvimento do produto, ao mesmo tempo que seu raciocínio crítico sobre o processo de marketing e vendas da empresa ficam em segundo (ou terceiro, ou quarto) plano. A grande parte dos empreendedores nacionais não foi treinado para vender, como os americanos. Quando lemos as histórias inspiradoras do Vale do Silício, normalmente não pensamos que por trás de cada ideia, de cada empresa muito bem sucedida, existe um grande esforço de vendas e marketing. Acredito que toda equipe de uma startup deve saber vender e investir seu tempo para a melhoria constante desses processos. E não se engane achando que isso é uma atitude exclusivamente B2B, não se esqueça de que existem parcerias a serem fechadas e fornecedores que precisam ser convencidos que amanhã a empresa poderá ser uma importante fonte de receita. No mundo B2B, o foco em vendas é ainda maior. E quando falo em vendas, não me refiro apenas a ser persuasivo na reunião, mas em como controlar o processo por meio de um pipeline, que garante a previsibilidade das receitas.

Startups normalmente são empresas digitais, que dependem fortemente de marketing online. Os empreendedores precisam entender os conceitos de conversão, saber controlar as diversas mídias utilizadas e como fazer testes para conseguir otimizar um pouquinho mais as suas ações todo dia. Vários empreendedores dizem que, se tivessem dinheiro para marketing, conseguiriam alavancar suas empresas, mas conhecemos diversos casos de empresas que possuem dinheiro e mesmo assim não conseguem aumentar suas vendas. Marketing não é comprar mídia. Marketing é conhecer profundamente seus objetivos, entender o comportamento de seus clientes, ser criativo e manter uma visão analítica em cima de tudo que está sendo feito. Que tal pensar em como sua empresa pode melhorar seu marketing HOJE sem aumentar a verba em marketing?

· Criar métricas claras para acompanhar o sucesso – Uma startup tem recursos e tempo limitado. É fundamental entender em que direção está indo, para corrigir seu rumo constantemente. É preciso que os empreendedores sejam pragmáticos e conheçam os drivers de crescimento do seu negócio. Já vi várias teorias que complicam a definição de métricas e o acompanhamento destas no dia a dia. Esta gestão precisa ser simples e muito clara. Mas para que seja feita, é importante que os empreendedores conheçam profundamente seus modelos de negócio e quais os pontos mais críticos para o crescimento. A partir deste domínio, são escolhidas poucas métricas para serem acompanhadas e estudadas frequentemente. Uma das situações mais comuns é o caso do empreendedor que desenvolveu aquele aplicativo fantástico, que vai ajudar a vida de milhares de clientes. Na maioria das vezes, o aplicativo realmente é muito legal, mas quando começamos a estudar mais a fundo e perguntamos quanto custa para conquistar um cliente e qual a taxa de uso do aplicativo após o download, por exemplo, são raros os empreendedores que conhecem detalhadamente estes números. E não se trata de conhecê-los para impressionar investidores, mas para garantir que o negócio está indo para a direção certa.

· Conhecer o tamanho do mercado – Várias ideias que encontramos são excelentes e realmente criativas, mas quando os empreendedores vão colocá-las em prática acabam sofrendo bastante para conseguir encontrar clientes e crescer. Muitas vezes isso acontece pelo desconhecimento do tamanho do mercado. Esta é uma informação fundamental para definir o investimento de tempo, esforço e capital em uma ideia. E uma preocupação importante é entender o tamanho endereçável de mercado, ou seja, qual o tamanho do mercado para a sua solução. É claro que o raciocínio se inicia em termos macro, como "mercado de saúde" ou "mercado imobiliário", mas é importante entender qual o tamanho da fração dedicada a categoria que a startup vai focar.

Poderíamos listar diversas outras recomendações para que a qualidade das startups brasileiras aumente, mas acredito que estes pontos podem dar uma nova dimensão para a maioria dos empreendedores. O potencial do Brasil é incrível, repleto de oportunidades ainda não exploradas. Ao mesmo tempo, possuímos diversas pessoas altamente qualificadas com motivação para empreender. E é por isso que disseminar a cultura empreendedora e as melhores práticas do empreendedorismo digital pode mudar a cara do nosso país e colocá-lo, cada vez mais, como uma região propícia para a criação e crescimento de startups.

 

Read More

Topics: dicas para empreendedores, Pedro Waengertner, Posts Blog, startups, marketing, brasil, métricas, ideias, Negócios e Empreendedorismo, mercado, market size, qualidade, hot topics

Fundadores do Zuppa lançam nova aceleradora em São Paulo

Posted by Caroline Piguin on Oct 24, 2013 2:09:48 PM

Aceleratech, aceleradora brasileira criada em parceria com a ESPM, está em busca de 12 startups para o seu programa de aceleração que terá início no primeiro trimestre do ano que vem.

Read More

Topics: Aceleratech, Pedro Waengertner, Posts Blog, Mike Ajnsztajn, hot topics

Subscribe to Email Updates

Posts by Topic

see all

Follow Me