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Céus, o pitch!

Posted by Thiago Tambuque on Mar 11, 2015 1:15:57 PM

Muito se fala sobre qual a melhor maneira de se fazer um picth. Minha dica de ouro, de cara, é: “seja você mesmo”.

Quem já passou por um treinamento de pitch, principalmente comigo, já me ouviu dizer algo como “faça de conta que está conversando com um amigo” ou “imagine que você está num bar”. O segredo, na verdade, não é um segredo. É algo que já é sabido por todos mas que, numa situação de exceção – o pitch – fazemos questão de esquecer. Resultado: usamos uma linguagem que não é a nossa; um gestual e uma impostação que não é a cotidiana e encarnamos um personagem do teatro grego. Não é assim que as coisas funcionam ou, pelo menos, não é assim que deveriam funcionar.

A verdade é que quanto mais naturais somos, mais credibilidade passamos. De nada serve uma pessoa descontraída e extrovertida se colocar como uma pessoa séria e compenetrada nem vice-versa. Geralmente, quem faz pitch não é ator profissional e, via de regra, a máscara cai. E ela cai da pior maneira: A

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O que o "lead jornalístico" ensina aos empreendedores

Posted by Raquel Serafim on May 23, 2014 8:10:51 AM

Conversando com investidores e profissionais que selecionam Startups para os mais variados programas de aceleração, notei a recorrência de um problema: a apresentação do projeto. Empreendedores têm de desenvolver o seu Pitch, contendo apenas informações essenciais e diferenciadas. Ou seja, ainda é um ponto delicado realizar uma apresentação sumária de três a cinco minutos, com o objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio.

Às vezes que percebo esta situação recordo-me dos tempos de universidade e das primeiras aulas de jornalismo, quando fui apresentada ao lead jornalístico. Esse pequeno termo em inglês traduz a função de introduzir e prender a atenção do leitor no texto. No caso do jornalismo, ele é aplicado no primeiro parágrafo de uma reportagem ou press release (texto desenvolvido por assessorias de imprensa) e busca responder às questões principais em torno de um fato. São elas: o quê, quem, quando, como, onde, por quê.

Um bom lead é capaz de convencer um leitor a seguir com a leitura, ou pelo menos cumpre a sua função primordial, que é de informar de forma tão eficaz que o leitor poderá interromper a leitura no primeiro parágrafo e, ainda assim, estará a par da notícia. Para quem quer entender como isso é feito, vale a pena buscar boas referências nos principais veículos de comunicação e observar a fórmula.

Da mesma forma que o Lead busca informar de forma rápida e objetiva sobre um determinado fato, o empreendedor que está se submetendo a um Pitch deve desempenhar igualmente bem esse papel no momento da sua apresentação. Quando está se apresentando ou participando de alguma competição, quem está à frente da empresa terá que responder algumas perguntas, que não necessariamente são as mesmas apresentadas num jornal – a clareza e objetividade das informações devem seguir o mesmo caminho.

Uma sugestão simples de estrutura é:

1 - Diga por que sua empresa existe
Explique de forma rápida o que ela faz e como faz.

2 – Quais problemas visa solucionar?
Apresente bem o mercado em que atua (que justifique sua permanência nele) e as principais soluções existentes até a sua empresa. Vale usar números confiáveis e atuais, caso encontre.

3 – Explore seus diferenciais
Mostre no que você é melhor que as demais soluções e porque esses diferenciais podem significar maior chance de sucesso. Apresente de forma bem sucinta a equipe envolvida no projeto.

4 – Mostre para onde sua empresa pode crescer
A famosa escalabilidade: diga para quais mercados o modelo de negócio pode ser replicado e quanto de ganho isso pode significar.

5 – Diga o que está buscando
Deixe claro se quer investimento, infraestrutura ou qualquer outra coisa e mostre como esse recurso será utilizado. Muitas vezes os profissionais se esquecem de deixar claro o que estão buscando.

6 – Se prepare para as perguntas
Faça um arquivo com todas as possíveis perguntas que farão a você e já as responda antecipadamente. Dessa forma, ficará mais fácil organizar as ideias no momento de tensão.

A estrutura anterior pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de uma startup, no entanto, é essencial que no momento de falar o empreendedor saiba exatamente o que quer comunicar e que o diga logo, sendo objetivo, usando bloco de informação. Evite palavras de difícil pronúncia, termos técnicos pouco conhecidos ou situações obvias demais. Bom Pitch!

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Direto das trincheiras: Kaplen fala sobre aceleração e planos para 2014

Posted by Caroline Piguin on Feb 27, 2014 12:28:06 PM

Quando entrou na Aceleratech, a Kaplen já tinha escritório e uma equipe dedicada para sua operação. A grande dificuldade desta empresa recifence era escalar seu produto para todo o Brasil e crescer com uma agilidade muito maior. Depois dos 4 meses de aceleração e sua incrível apresentação no Demo Day, em 2014 a Kaplen deixa claro que planeja expansão e voos ainda mais altos:

Aceleratech: Leo, qual a principal dor que a Kaplen atende?
Leo: Controlar as vendas e recebimentos de cartão de crédito e débito de forma rápida e simples, reduzindo custos operacionais e efetuando recuperações financeiras.

Aceleratech: A sua retenção de clientes é muito alta. Conte-nos sobre seus números e o que você faz para manter seus clientes?
Leo: A Kaplen nunca perdeu nenhum cliente em toda a sua história. E nós adoramos ressaltar isso! As empresas de tecnologia são conhecidas por atendimento de baixa qualidade. Navegando contra essa corrente, nos posicionamos como uma empresa com excelente relacionamento com os clientes e rápido atendimento. Temos um ótimo produto, com melhorias contínuas e que facilita o dia-a-dia do setor financeiro de varejistas e e-commerces. Essa combinação é a responsável pela alta retensão de clientes.

Aceleratech: Você já era uma empresa em um nível avançado quando entrou, mesmo assim você viu benefícios na aceleração? Quais?
Leo: Sim, claro! Na primeira semana de aceleração já pudemos perceber o quanto esse período seria produtivo para a Kaplen. Revisamos nosso modelo de negócio, tivemos workshops com grandes empresários brasileiros e repensamos muitas coisas dos nossos processos. A troca de experiências entre as startups também foi um grande diferencial, além do acompanhamento de toda a equipe Aceleratech e mentores. Sem dúvida, superou as nossas expectativas de crescimento no período.

Aceleratech: Qual o aprendizado mais valioso que vocês tiveram na aceleração?
Leo: Fica até difícil destacar um único ponto. As mentorias foram fundamentais, mas para mim, a consultoria que recebi da própria equipe da Aceleratech fez um grande diferencial. Eu sentia o quanto a equipe estava disposta a alavancar a Kaplen junto com os seus fundadores. Um simples almoço com a Aceleratech pode trazer excelentes feedbacks!

Aceleratech: O foco da Kaplen é expansão. Qual sua estratégia e o que você fará para alcançá-la?
Nosso plano já está desenvolvido. As metas são muito agressivas. Em alguns meses teremos grandes resultados. Aguardem!

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Infográfico: Construindo um pitch matador

Posted by Caroline Piguin on Feb 26, 2014 4:20:36 PM

Na semana passada, fizemos um especial com 3 posts explicando como se preparar para reuniões com investidores, erros que você não pode cometer em um bate papo para investimento, e como você deve agir depois de uma reunião com investidores.

Achamos um infográfico na FortunePick sobre como um bom elevator pitch deve ser estruturado,quais os tópicos a serem abordados, e como transmitir as principais mensagens:


É importante lembrar que isso é apenas uma sugestão de estrutura. Pense que o mais importante no momento do pitch é conseguir mostrar, em pouco tempo, o que é sua startup, por que este é um negócio confiável e seguro, e, principalmente, por que sua equipe é a mais qualificada para transformar esse projeto em uma empresa sólida e rentável.

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Demo Day 02: Pitches

Posted by Caroline Piguin on Feb 24, 2014 3:57:46 PM

Há algumas semanas tivemos o nosso segundo Demo Day, que apresentou 10 startups de nossa segunda turma!
Foi um evento incrível com mais de 300 investidores, além de influenciadores, imprensa e os nossos queridos mentores e parceiros.

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