AceleraBlog

O que o "lead jornalístico" ensina aos empreendedores

Posted by Raquel Serafim on May 23, 2014 8:10:51 AM

Conversando com investidores e profissionais que selecionam Startups para os mais variados programas de aceleração, notei a recorrência de um problema: a apresentação do projeto. Empreendedores têm de desenvolver o seu Pitch, contendo apenas informações essenciais e diferenciadas. Ou seja, ainda é um ponto delicado realizar uma apresentação sumária de três a cinco minutos, com o objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio.

Às vezes que percebo esta situação recordo-me dos tempos de universidade e das primeiras aulas de jornalismo, quando fui apresentada ao lead jornalístico. Esse pequeno termo em inglês traduz a função de introduzir e prender a atenção do leitor no texto. No caso do jornalismo, ele é aplicado no primeiro parágrafo de uma reportagem ou press release (texto desenvolvido por assessorias de imprensa) e busca responder às questões principais em torno de um fato. São elas: o quê, quem, quando, como, onde, por quê.

Um bom lead é capaz de convencer um leitor a seguir com a leitura, ou pelo menos cumpre a sua função primordial, que é de informar de forma tão eficaz que o leitor poderá interromper a leitura no primeiro parágrafo e, ainda assim, estará a par da notícia. Para quem quer entender como isso é feito, vale a pena buscar boas referências nos principais veículos de comunicação e observar a fórmula.

Da mesma forma que o Lead busca informar de forma rápida e objetiva sobre um determinado fato, o empreendedor que está se submetendo a um Pitch deve desempenhar igualmente bem esse papel no momento da sua apresentação. Quando está se apresentando ou participando de alguma competição, quem está à frente da empresa terá que responder algumas perguntas, que não necessariamente são as mesmas apresentadas num jornal – a clareza e objetividade das informações devem seguir o mesmo caminho.

Uma sugestão simples de estrutura é:

1 - Diga por que sua empresa existe
Explique de forma rápida o que ela faz e como faz.

2 – Quais problemas visa solucionar?
Apresente bem o mercado em que atua (que justifique sua permanência nele) e as principais soluções existentes até a sua empresa. Vale usar números confiáveis e atuais, caso encontre.

3 – Explore seus diferenciais
Mostre no que você é melhor que as demais soluções e porque esses diferenciais podem significar maior chance de sucesso. Apresente de forma bem sucinta a equipe envolvida no projeto.

4 – Mostre para onde sua empresa pode crescer
A famosa escalabilidade: diga para quais mercados o modelo de negócio pode ser replicado e quanto de ganho isso pode significar.

5 – Diga o que está buscando
Deixe claro se quer investimento, infraestrutura ou qualquer outra coisa e mostre como esse recurso será utilizado. Muitas vezes os profissionais se esquecem de deixar claro o que estão buscando.

6 – Se prepare para as perguntas
Faça um arquivo com todas as possíveis perguntas que farão a você e já as responda antecipadamente. Dessa forma, ficará mais fácil organizar as ideias no momento de tensão.

A estrutura anterior pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de uma startup, no entanto, é essencial que no momento de falar o empreendedor saiba exatamente o que quer comunicar e que o diga logo, sendo objetivo, usando bloco de informação. Evite palavras de difícil pronúncia, termos técnicos pouco conhecidos ou situações obvias demais. Bom Pitch!

Read More

Topics: pitch, dicas para empreendedores, empreendedorismo, Comunicação e PR, Posts Blog, startups, Startup company, empreendedores, start up, imprensa, pitch para investidores, hot topics, empreendedor

Infográfico: Construindo um pitch matador

Posted by Caroline Piguin on Feb 26, 2014 4:20:36 PM

Na semana passada, fizemos um especial com 3 posts explicando como se preparar para reuniões com investidores, erros que você não pode cometer em um bate papo para investimento, e como você deve agir depois de uma reunião com investidores.

Achamos um infográfico na FortunePick sobre como um bom elevator pitch deve ser estruturado,quais os tópicos a serem abordados, e como transmitir as principais mensagens:


É importante lembrar que isso é apenas uma sugestão de estrutura. Pense que o mais importante no momento do pitch é conseguir mostrar, em pouco tempo, o que é sua startup, por que este é um negócio confiável e seguro, e, principalmente, por que sua equipe é a mais qualificada para transformar esse projeto em uma empresa sólida e rentável.

Read More

Topics: pitch, Aceleratech, ç, Investimento para startups, Posts Blog, elevator pitch, Negócios e Empreendedorismo, pitch para investidores, hot topics

Demo Day 02: Pitches

Posted by Caroline Piguin on Feb 24, 2014 3:57:46 PM

Há algumas semanas tivemos o nosso segundo Demo Day, que apresentou 10 startups de nossa segunda turma!
Foi um evento incrível com mais de 300 investidores, além de influenciadores, imprensa e os nossos queridos mentores e parceiros.

Read More

Topics: Startups Aceleradas, pitch, Aceleratech, mobgeek, motonow, Posts Blog, tem erro, kaplen, Love Mondays, Timobox, demo day, eventick, VaiVolta, profes, adlayer, pitch para investidores, hot topics

Subscribe to Email Updates

Posts by Topic

see all

Follow Me